• Waleska Resende

O que podemos aprender com um Cacto

Atualizado: Ago 22

Meu dia começou muito cedo. Como sempre segui minha rotina de oração, banho, café, notícias. Quase sempre nessa ordem. Hoje acordei mais angustiada. Bastante. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e nem sempre dá para ativar a Pollyana que habita em mim e fazer o jogo do contente.


É doloroso ouvir sobre a quantidade de mortes, a extensão das filas para saque de auxílio emergencial, o aumento crescente do abandono de animais e das solicitações de Seguro Desemprego. Também não é fácil enfrentar mais um dia de saudade do meu povo…

Mas precisamos confiar em Deus, nos Seus planos, Sua misericóridia e seguir em frente. Chore, se tiver vontade. Alivia. Mas depois busque atividades e estímulos que desviem sua atenção da carga negativa do dia.


Para suavizar minhas angústias, evito passar o dia assistindo TV. Tenho trabalhado ouvindo música. Alterno entre música Clássica (Pop), Sertanejo, Forró, o que der vontade. Excluindo-se as 8h diárias da minha jornada de trabalho regular, sempre encontro tempo suficiente para meus sabotadores entrarem em ação e para divagar. Não posso perder o foco. Estudo e leio. Também brinco de colorir, treino, danço. Ainda sobra tempo…


Buscando novas idéias de atividades terapeuticas, deparei-me com uma matéria sobre plantas, mais especificamente sobre os CACTOS. Eles sempre fizeram parte da minha vida. Meu pai nasceu no sertão castigado pela seca. Mas senti algo diferente. Numa semana em que falamos muito sobre resiliência e enfrentamento de adversidades, o cacto surge como sugestão de cultivo para mim. Não foi coincidência, tenho certeza. Além de eu ter colocado na busca “planta resistente ao sol”, acredito que as coisas não são mero acaso.


De forma bem resumida, tentando sintetizar tudo o que li nos diversos artigos, descrevo: o cacto simboliza resistência, força e adaptação. Mesmo possuindo variações de espécies, todas são capazes de sobreviver a ecossistemas muito hostis, áridos e quentes, como desertos, caatingas e cerrados. Por esta razão, simboliza a persistência.


Tem uma aparência peculiar, dura e espinhenta, que inspira advertência e cuidado. Suas folhas foram transformados em espinhos, os quais servem para proteção contra predadores. Possui a capacidade única de armazenar uma grande quantidade de água em seu interior, utilizando mecanismos que evitam a perda de água pela transpiração.


Essa capacidade de adaptar-se ao ambiente para sobreviver faz do cacto um símbolo de superação. Por ser uma planta que suporta as condições ambientais mais adversas, representa a capacidade de enfrentar desafios, a coragem, firmeza e força interior para lidar com a adversidade.


“Apesar de não ser a planta mais convidativa no quesito beleza exterior, tem um belo interior capaz de prover diversos benefícios para si mesmo, além de ter espécies que produzem frutos e flores”. Autor desconhecido.


Você conhece alguém que seja como o Cacto? O que pode aprender com ele?



#Resiliência #Superação #Vida

13 visualizações

©2020 por OVERLIFE. Orgulhosamente criado com Wix.com