• Waleska Resende

Por que trabalhar com mulheres?

Atualizado: Mai 1

Nessa minha jornada foi bem difícil definir em qual nicho eu gostaria de atuar. Dentre tantas possibilidades, eu não me conformava em escolher apenas um campo de atuação. Então comecei pela identificação de quais pessoas eu gostaria de ajudar a se desenvolver, a conhecer seu potencial e obter resultados.


Por que trabalhar com mulheres? Não posso negar o óbvio corporativismo, mas minhas razões começam com algo bem específico e simples: as mulheres são extremamente consistentes com seus objetivos. Ainda que não saibam como devem agir para conseguirem concretizar algum desejo, elas se comprometem com o plano, buscam formas de ajustar suas rotinas intensas e se entregam. Não tem problemas com choro e riso, insights e dúvidas. Não tem vergonha de contar histórias. Identifico-me com isso. Então, é nesse mundo que me vejo atuando. Além disso, quero conseguir derrubar a barreira da insegurança agressiva. Silenciar os autossabotadores, sobretudo o crítico, pai de todos.


Quantos de vocês já ouviram outra mulher falar que odeia trabalhar com mulher? Que são invejosas, fofoqueiras, encrenqueiras? E quantas vezes você ouviu uma mulher criticar outra mulher somente pelo fato de ser linda?

“É linda, mas só fala de futilidade”.

“É bonita, mas está cheia de celulite”.

“É linda e foi promovida. Deve estar saindo com o chefe”.

"É loira, só pode ser burra!".


Eu já me deparei com situações como essas diversas vezes. Muitas vezes fiquei calada, apenas ouvindo. Em outras, achei graça, desdenhei. E algumas vezes até concordei, outras não. Mas não me posicionei. Por que? Receio de ser rechaçada, de contrariar, de deixar de fazer parte de um grupo. Mas desde quando esse tipo de percepção me representa? Porque eu não posso ser autêntica, apenas autêntica, e falar o que eu penso e acredito? Sempre! Eu não preciso brigar, discutir. Mas posso debater, dialogar. Com quem quer que seja. Eu posso!


Com base nessas constatações criei a Overlife. A marca de uma nova mentalidade, um novo jeito de trabalhar o desenvolvimento pessoal.


Eu sou uma pessoa diferente. Sinto as coisas de modo muito singular. E para mim tudo tem que ter, necessariamente, significado. Quando pensei nesse projeto, idealizava algo que pudesse fazer a diferença, inspirar, promover a mudança de mindset das pessoas. E busquei um termo que representasse esse sentimento. Queria algo que, em uma só palavra, representasse meu despertar. Então pensei em overlife, como entre vida, ao pé da letra. Mas, mais do que isso, tem uma conotação de ruptura: over (gíria que signfica fora de moda, em desuso) e life (vida). Transformar os pensamentos e atitudes “fora de moda”, alienados (automáticos), cafonas em vida plena, com significado. Ressignificar ganhou outro nome: Overlife.


Hoje tenho exatamente nove clientes nesse momento. Todas mulheres. 4 começaram o processo comigo de forma mais convencional, com encontros presenciais. Outras 6 mulheres estão em cantinhos diversos do país. E é impressionante como cada uma chegou com objetivos completamente diferentes do que tem hoje. A organização dos pensamentos, a descoberta dos desejos reais e o incentivo a verbalizar as respostas que todas elas já tem dentro de si para as para as próprias queixas tem sido muito importantes. Normal, gente! Às vezes precisamos de ajuda mesmo.


O fato é que percebi que nem sempre era uma questão de redirecionamento de carreira apenas. Algumas clientes pediram apoio na definição de metas de vida, outras incluíram apoio para melhorar a imagem… Outra “classmate” (coleguinha) pediu apoio para melhorar de uma angústia e tristeza profunda que sentia sem qualquer motivo aparente. Óbvio que a apresentei a uma psicóloga amiga e extremamente competente. Ajudei dessa forma.

Então, gente, é muito mais amplo. É um negócio holístico. Pode envolver muitas esferas. E então, como eu faria? Sim, eu fiz!


Simon Sinek acredita que a realização profissional é um direito e não um privilégio. Eu acredito que a realização pessoal e plena é um direito e não um privilégio. Todas as pessoas merecem acordar de manhã animadas para viverem o dia.


A Overlife chega para ajudar as mulheres a despertarem para seu valor, autenticidade e poder realizador. Que todas entendam que podemos contribuir para tornar o mundo um lugar melhor, fazendo o que sabemos e gostamos de fazer.




#Empoderamentofeminino #Perspectiva #Escolhoser #Overlife #Coachingraiz

6 visualizações

©2020 por OVERLIFE. Orgulhosamente criado com Wix.com